FINANCIDÉIA
No BANCO de IDÉIAS mais que investir em ações,No FINANCIDÉIA são lançadas as
idealizações de (livriniciativas) que visam captar investidores dispostos e capazes de financiar
realizações empresariais. Assim o Financidéia tem por função abrir o capital social
das idéias de empreendedorismo do BANCO de IDÉIAS.
IDEOGRAMA FINANCIDÉIA:
O Financidéia é a instância do BANCO de IDÉIAS que se propõe a desenvolver
projetos startups de
empreendedorismo através da aplicação de investidores com caráter de Venture Capital, ou
seja, aplicações de Capital
de Risco.
O Ideograma Operacional do Financidéia é o seguinte:
São 3 fases e cada fase também tem seus processos determinados e organizados.
1) IDEALIZAÇÃO
2) ALAVANCAGEM
3) REALIZAÇÃO
1) IDEALIZAÇÃO
(Prazo Indeterminado/ Tramitação Interna sob sigilo bancário)
1. a) Observação do Mercado, Sondagem de Oportunidade de Investimento
1. b) Pesquisa de Informações de Mercado
1. c) Definição do Plano de Negócio
2) ALAVANCAGEM
(Prazo 4 a 12 meses/ Tramitação on-line sob parcial sigilo bancário)
2.a) Emissão da Idealização.
(A prospecção do Financidéia é iniciada através da Apólice de
Idealização)
2.b) Iniciada a negociação c/ o potencial INVESTIDOR REALIZADOR.
O BANCO de IDÉIAS oferta ao mercado um lote de Idealizações de um determinado empreendimento
através de uma
apólice formal chamada: Apólice da IDEALIZAÇãO. Este documento refere-se às
ações ideais de um determinado
empreendimento e assim que é emitido o banco inicia a busca dos potenciais investidores para estes projetos
se
realizarem. Pois toda IDEALIZAÇãO tem por objetivo se transformar numa Realização ou seja,
numa C.R.I.AÇÃO EMP. E,
portanto, o papel inicial do BANCO de IDÉIAS através do Financidéia é o de encontrar investidores
capazes e
dispostos a realizarem-se como investidores acionistas empreendedores.
3) REALIZAÇÃO
(Prazo Day Trade / Quebra Total do Sigilo Bancário)
3.a) Prospecção
Apresentação da idealização de empreendimento.
Em uma reunião com os potenciais investidores realizadores e o credor da idealização o banco então apresenta a
idéia do empreendimento mediante o prévio pagamento do Valor Ideal de Idealização. Nesta oportunidade o banco apresenta
ao possível investidor o conceito, os objetivos,
o conteúdo, a forma, as limitações, as
vantagens, enfim, o contexto elementar da idéia, incluindo a apresentação argumentativa e histórica
que lhe deu luz.
3.b) Plano de Negócio
Conquistada a disposição de financiamento da idéia, o BANCO de IDÉIAS encaminha o
então a estruturação do Plano de Negócio para o desenvolvimento do emprendimento idealizado.
Investidor Realizador da IDEALIZAÇÂO.
Todos os projetos apresentados no Financidéia são estruturados de acordo com um plano de
negócio
profissional, estabelecido através de um criterioso estudo de mercado. Os projetos serão executados e
gerenciados
administrativamente em seu desenvolvimento pelo BANCO de IDÉIAS e para agregar credibilidade e
competência
administrativa ao empreendimento dos mesmos o banco pretende contar com o apoio do SEBRAE (Serviço Brasileiro
de
Apoio as Micro e Pequenas Empresas), uma das mais importantes e ativas instituições de auxílio ao
desenvolvimento
sócieconômico de nosso país.
Na Apólice da IDEALIZAÇÃO estão inseridas as informações básicas
sobre a idéia
vinculada ao empreendimento proposto.
(Exemplo da Apólice de IDEALIZAÇÃO)
1) Código (COD):
(O Código é a sigla que identificará a idéia em toda tramitação
banc´ria da mesma, a Sigla possui 3 informações
elementares sobre a idéia proposta, dispostas na seguinte ordenação: as 4 letras iniciais do
conceito do negócio idealizado, seguidas da sigla da instituição avalista e ainda a natureza da idéia apresentada (IND) Industrial, (COM) Comercial e (SRV) Serviços.
Ex.: CAFE/ASL/COM
2) Número da C.R.I.Ação:
(Número de Registro da C.R.I.AÇÃO = Cédula de Rendimentos de Idéias em
AÇÃO).
EX.: 0002/2015/EMP
3) Tipo de Empresa:
(Define a empresa apresenta quanto ao seu perfil em: industrial, comercial ou de prestação de serviços.)
Ex.: Empresa Comercial
4) Setor de Atuação:
Ex.: Cultura e Gastronomia
5) Mercado:
(O segmento de atuação é definido pela informação de mercado.)
Ex.: Bar / Pub / Café
6) Tipo de Negócio:
(Empresa Ltda / Franquia / Cooperativas / Comércio Eletrônico / Associaç&atldeo.)
Ex.: Franquia
7) Abrangência:
(A abrangência determina a cobertura geográfica de aplicação da idealização.)
Ex.: Nacional/ Brasil
8) Valor Ideal de Apresentação:
(Cotação do valor do Ideal para a apresentação da proposta de empreendimento.)
Ex.: i$1.000,00 Cotação: i$1 = R$50,00
(Obs: Todas as idéias do BANCO de IDÉIAS valem MIL IDEAIS o que difere é o valor de cotação do i$)
9) Juros Sociais:
(Indicação da percentagem de participação da instituição avalista nos
lucros da idéia.)
Ex.: 50% do Valor de Apresentação e de + 1% do Lucro Líquido Socializado com a Instituição Avalista
10) Instituição Avalista:
(A instituição citada se dispõe como avalista da garantia de qualidade, pertinência e
adequação da boa idéia.)
Ex.: (xxxxxxxx)
11) Underwriting Credor Prime:
(Todas as idéias emitidas possuem 1 credor-avalista de notória boa fé pública, detentor
de reconhecimento social
como personalidade de prestígio socioeconomicocultural e ainda facultado de visão e perspectiva
críticopnativa sobre
a idéia contextualizada, assinando-a em baixo.)
Ex.: xxxxxx xxxxxxxxx